29 de setembro de 2023, às 9h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Crea-SP segue comprometido com a segurança da sociedade e valorização dos profissionais da área tecnológica em suas ações de fiscalização por todo o estado de São Paulo. Para isso, e em vista de cumprir a meta de 600 mil operações no ano, o Conselho promoveu diversas estratégias.
As forças-tarefas regionais que acontecem semanalmente, passaram, em setembro, pelas regiões de Bauru, Birigui, Registro, Ribeirão Preto, Piracicaba, Jales, Araraquara, Dracena e Osasco. Em paralelo, ocorreram fiscalizações específicas no evento Domingo Aéreo, na Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga, que recebeu cerca de 54 mil pessoas para assistir às apresentações dos aviões militares, privados e comerciais no dia 17, e a Operação Padroeira, que antecedeu o festival religioso de outubro, em Aparecida.
“É de extrema importância que o Conselho esteja presente nos municípios e eventos para fiscalizar os responsáveis técnicos à frente de obras, montagem de estruturas necessárias para as festas e exigir as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos profissionais, garantindo, assim, a segurança de todos envolvidos. Esse é o papel do Crea-SP”, enfatiza o vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.
Foi realizada ainda uma ação integrada entre a Prefeitura de Guarulhos e o Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) do Alto Juquery, em que os agentes fiscais do Conselho sobrevoaram as regiões de Guarulhos, Mairiporã, Franco da Rocha e Caieiras com o objetivo de verificar áreas de degradação ambiental. “Realizamos registros fotográficos para comparar com observações anteriores e verificar possíveis avanços em áreas já fiscalizadas, além de averiguar novas construções ou demolições nas áreas”, explica o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) de Guarulhos, Tecg. Rubens Roque Moraes. A operação contou com a participação da Polícia Militar Ambiental sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).
Fortalecimento
Também durante o mês de setembro foi realizada uma reunião com os membros da Superintendência de Fiscalização (SUPFIS) para mapear o atual modelo das operações de fiscalização e identificar formas de melhorá-lo a partir da integração de novas tecnologias. O Crea-SP passa a contar com o reforço da startup 4intelligence, contratada para o desafio da fiscalização 4.0 via edital de inovação aberta do programa Crea Inova, lançado este ano, que facilita e qualifica o trabalho das equipes com ferramentas digitais. Veja mais detalhes aqui.
O Conselho ainda antecipou a divulgação dos Planos de Fiscalização de 2024 para consulta pública, com a intenção de dar mais transparência ao processo e de ter a participação dos profissionais, inspetores e da sociedade, que podem sugerir formas de aperfeiçoar os procedimentos. Acesse aqui.
A expectativa para o último trimestre do ano é chegar na meta estabelecida e alcançar mais um recorde de fiscalização. No site fiscalizacao.creasp.com.br é possível acompanhar mais informações sobre essa atuação do Crea-SP.
Produzido pela CDI Comunicação