25 de setembro de 2024, às 11h38 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Uma antiga fábrica em São Carlos ganhou cenários especiais do Crea-SP nos dias 20 e 21. O local, agora conhecido como Onovolab, que foi revitalizado para receber eventos na estrutura original de 21 mil metros quadrados de estilo industrial, foi o ponto de encontro de 1,3 mil inspetores e lideranças para a primeira etapa do Colégio de Inspetores de 2024 do Conselho. Tudo foi montado para uma experiência completa de capacitação e socialização entre os participantes, com painéis dinâmicos em palco 360º, coworking da Rede CreaLab, telões, postos de atendimento e mural personalizado com os registros instantâneos, além de uma cabine fotográfica simulando a capa da Revista CREA São Paulo.
O objetivo era integrar ainda mais as atividades fiscalizatórias do Estado, atualizando os inspetores, que são profissionais nomeados pela presidência do Crea-SP e que atuam de forma voluntária no apoio da fiscalização, compondo as Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs). O formato permitiu que os presentes interagissem entre si, aprendessem e, ao mesmo tempo, compartilhassem seus conhecimentos.
“Neste novo momento do Conselho, estamos comprometidos em atualizar toda a equipe para melhorar o fluxo e agilizar processos, buscando sempre apoiar nossos inspetores em campo, que desempenham um papel fundamental nessa missão. É essencial que todos conheçam o Crea-SP e compreendam que são multiplicadores de informações para os demais profissionais”, destacou a presidente da autarquia, Eng. Lígia Mackey.
Na sexta-feira (20/09), foram dadas as boas-vindas aos participantes com a exibição de vídeos institucionais e apresentações da Mútua-SP e das superintendências de Colegiados (SUPCOL) e de Fiscalização (SUPFIS). O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, também fez parte da programação e destacou o novo regulamento que direciona as atividades das inspetorias e das CAFs. “O Conselho mudou nos últimos anos e precisamos continuar evoluindo. Para isso, a união de todas as áreas é essencial. Este é o momento da mudança e nunca tivemos um Sistema Confea/Crea e Mútua tão alinhado como agora”, afirmou.
O sábado (21/09) foi ainda mais dedicado a preparar os inspetores. Desta vez, inovando entre as edições anteriores, o Crea-SP propôs uma configuração diferente, com palestras silenciosas. Em um palco 360º, dividido em quatro cores (rosa, amarelo, laranja e azul), o público foi separado em grupos e recebeu fones de ouvido para acompanhar os painéis.Os palestrantes percorreram toda a estrutura, criando uma interatividade, e abordaram diferentes temas, como regulamento das inspetorias, o papel das CAFs, e procedimentos para uma fiscalização planejada e estratégica. Os inspetores também participaram de um treinamento de mídia, com dicas para uma conduta mais corporativa nos ambientes digitais.
Para o gerente da 10ª Região Administrativa do Conselho, Eng. Valdir Zarpelon, o formato foi muito assertivo. “As pessoas ficam mais atentas e conseguimos trazê-las para mais perto de nós. Todo o conteúdo foi pensado para os inspetores, para que compreendam a função que desempenham, além de colocá-los em contato com os conselheiros, gestores e presidentes de associação. Assim, saímos todos falando a mesma linguagem”, observou. O engenheiro, que é responsável pela região, participou de toda a construção do evento e esteve entre os painelistas.
“O foco é atualizar para evoluir, e atualizar significa capacitar. Durante os dois dias, as equipes participaram de uma verdadeira imersão nas atividades de fiscalização do Crea-SP. Precisamos que todos compreendam o papel do Conselho em auxiliar a população e entendam que os inspetores são os representantes da autarquia nas regiões”, ressaltou a superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos.
Por isso a proposta de envolver cada inspetor, evidenciando a responsabilidade que eles têm em mãos. “Nossa função exige um olhar diferenciado e constante atualização”, afirmou a inspetora do Conselho em Adamantina, Eng. Denise Belloni Ferrari Furlan. Na percepção do chefe de Equipe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de São Carlos, Márcio Rezende dos Santos, a importância do encontro é justamente na preparação dos inspetores. “É aqui que passamos as informações primordiais para o desempenho da função da inspetoria”, disse.
Reunir as diferentes regiões tem um só propósito: conhecer mais profundamente a autarquia e suas atividades. “A presidente Lígia sempre pede que demos uma atenção especial à função dos inspetores, especialmente aos que estão começando e ainda não têm amplo conhecimento dessas atividades. Essa conexão entre os objetivos do Crea-SP e as expectativas dos novos inspetores direciona as chefias para um melhor desenvolvimento das ações”, destacou o chefe da Equipe da UGI de Barretos, Tecg. Gilmar da Silva.
Quem participou pela primeira vez da experiência gostou e elogiou a iniciativa. “Estamos tendo acesso a muito conhecimento e aprendendo mais sobre fiscalização, o que precisa ser atualizado e o que é necessário reportar às CAFs. É minha primeira vez participando e achei excelente”, destacou a Eng. Tatiely Galhardo Teixeira, inspetora do Conselho em São Joaquim da Barra. Já o Eng. Adenilson de Oliveira, que também é inspetor do Crea-SP pelo município, considerou que o Colégio abriu um leque de possibilidades. “Os palestrantes evidenciaram o que nós, inspetores, podemos alcançar com o Conselho. As palestras foram muito enriquecedoras e essa programação nos motiva a ir cada vez mais longe”, disse.
O vice-presidente do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto, fez o encerramento, pontuando a ação colaborativa dos inspetores. “Muito obrigado pelo trabalho honorífico que vocês fazem em prol da nossa área tecnológica. Vocês são de suma importância para que as nossas profissões possam evoluir e para que possamos chegar em todos os lugares possíveis”, finalizou.
Produzido pela CDI Comunicação